quarta-feira, 26 de maio de 2010
Luis Vagner - Um grande guitarreiro
Primeiramente não posso vir aqui fazer um jaba de um cara que provavelmente pouca gente conhece e me fazer por entendido, então, sempre dando créditos as pessoas que colaboram para o andamento do Blog, esse compositor, cantor e por que não inovador, foi uma colaboração de Vagner Luís que inusitadamente num momento de epifania digitou no google seu nome e acidentalmente surgiu essa figura em meios os links de pesquisa, então numa conversa ele me apresentou o cantor, do qual após ouvir muitas vezes "Guitarrero" venho a postar agora.
Quando se pensa em samba rock, alguns nomes nos vem a cabeça como Jorge Ben e Tim Maia, talvez os ícones da época, mas concomitantemente, um gaúcho pegava sua guitarra e dava ritmos inusitados aos tipos de músicas que mais faziam sucesso na época, como por exemplo, Tom Jobim com Garota de Ipanema, com uma batida samba rock, e também algumas da Jovem Guarda.
Em 1981, foi homenageado pelo cantor e compositor carioca Jorge Ben, com quem conviveu durante os anos 80. A música "Luís Vagner Guitarreiro" consta do álbum "Bem vinda amizade".
Talvez um dos momentos expoentes de sua carreira tenha sido esse com Jorge Ben, e um período em que jogou futebol por uma equipe sem muita importancia na França, onde teve contato com os Beatles, chegando até a ser convidado por eles para alguns shows, e em 1992 quando tocou no Brasil com The Wailers, banda que tocava com Bob Marley
Para acompanhar um pouco do trabalho dele, está aqui um CD para ouvir muitas e muitas vezes.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
O que eu quero, é sossego.- Tim Maia: Com a alma no soul, enriqueceu o Brasil

Podemos conferir um pouco mais de tudo isso nos Cd´s abaixo.
Racional - Vol1 - 1974
Racional - Vol 2 - 1975
O melhor de Tim - 1989
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Primeiro o sobrinho, depois o tio - Ed Motta - da família com Soul no sangue

Eduardo Motta, mais conhecido como Ed Motta, esse carioca, que com muito talento e dedicação faz da música atual brasileira um grande diferencial. Diferente dos artistas que se projetam a partir de um hit momentâneo e tenta lançar uma carreira, que provavelmente vai durar algum meses, Ed se dedica horas e horas pra música, e para os mais variados instrumentos que toca.
Com os hits Manoel, estampou seu rosto no cenário, mas devido a complexidade de sua música e da indústria fonográfica se aliar ao que é ruim, Ed Motta é hoje esquecido numa geração alienada.
Podendo ser um Frank Zappa brasileiro ( minha opnião) Ed motta lançou seus ultimos 2 Cd´s para distribuição gratuita na internet. Como ele mesmo aconselha, abra um bom vinho e vá ouvir um bom vinil. Mas hoje com a internet, bora ouvi o Ed Motta tomando uma 51 mesmo...
Cd 1 - Perfil
Cd 2 - Chapter 9
quarta-feira, 24 de março de 2010
Chico Science & Nação Zumbi – Da lama ao caos
Nascida no início da década de 90, a banda Chico Science e Nação Zumbi é uma das co-fundadora do movimento Manguebeat. Com suas letras politizadas, o movimento tinha alvo certo: a luta contra as desigualdades sociais não apenas em Recife, mas em todo o Brasil.
Esses criativos pernambucanos misturaram elementos brasileiros, como o maracatu, a influências do rock mundial. A antena parabólica fincada na lama do mangue é o símbolo da antropofagia proposta por esses vanguardistas.
Abaixo, o primeiro cd dos caras: Da lama ao caos.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Novos Baianos - Tempero baiano na MPB

Nascido na Bahia, ativo entre os anos de 69 e 79. Eles marcaram a musica popular brasileira e até o rock brasileiro dos anos 70, utilizando-se de vários ritmos musicais brasileiros que vão de bossa nova, frevo, baião, choro, afoxá ao rock ´n roll. O grupo lançou oito trabalhos antológicos para MPB. Influenciados pela contracultura e pela emergente Tropicália. Contava com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby Consuelo (vocal), Pepeu Gomes (Guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Dadi (baixo) e Luiz Galvão (letras) entre outros.
O segundo disco da banda baiana, Acabou Chorare, que mescla guitarra eletrica, baixo e bateria com cavaquinho, cocalho, pandeiro e agogô, em outubro de 2009 foi eleito pela revista Rolling Stones como o maior disco da história da música brasileira.
E este CD que temos aqui para escutar inúmeras vezes!!!
quinta-feira, 11 de março de 2010
Cássia Eller (Coletânea) - Meus heróis morreram de overdose – Parte 2
Absolutamente imperdível! Esta coletânea de músicas da Cássia Rock Eller é daquele tipo que se ouve até enjoar. E não se enjoa!
Com 31 canções, Cássia vai de um clássico do flamenco (do importante cantor espanhol Camaron de La Isla) até a pesada Caso Você Queira Saber. Em ambos casos, impressiona a potência vocal da cantora carioca.
Fora as exceções Malandragem e Segundo Sol, as músicas desta coletânea são basicamente covers (de Cazuza e Hebert Viana, etc) e os bons e velhos Lado B - estes que nos permitem conhecer de verdade um artista ou banda.
Assumidamente uma cantora intérprete, compôs apenas 3 músicas. Mesmo assim, tem seu nome marcado na história do rock. Até o baterista do Nirvana (Dave Grohl, atual Foo Fighters) disse que nunca viu uma interpretação tão boa do clássico Smells Like Teen Spirit, quanto a de Cássia. [Wikipédia].
Então, descubra essa Cássia que o main-stream não divulgou.
Ouça as músicas e volte a este blog para nos dizer sua opinião.
sábado, 6 de março de 2010
Meus heróis morreram de overdose - Parte 1

Em meio a vida boemia e as inúmeras influências, Cazuza, conseguiu em poucos anos na década de 80 ser um dos maiores compositores da música brasileira.
O ambiente profissional do pai (Um dos diretores da Som Livre), Cazuza cresceu em volta dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, como Caetano Veloso, Elis Regina, Gal Costa, Gilberto Gil, João Gilberto, Novos Baianos, entre outros. A mãe, Lucinha Araújo, também cantava e gravou três discos.
Em 1972, tirando férias em Londres, Cazuza conhece as canções de Janis Joplin, Led Zeppelin e Rolling Stones, e logo tornou-se um grande fã.
Conheceu durante um curso de fotografia nos EUA a “Geração Beat” que tinha como um dos ícones Jack Kerouac, também influenciando nas letras de rebeldia de Cazuza.
Se destacou muito mais na carreira solo. Dentre seus sucessos musicais, destacam-se "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte Do Meu Show", "O Tempo Não Pára" e "O Nosso Amor A Gente Inventa".
Temos o CD para download que deve ser ouvido muitas vezes para prestarmos atenção nas letras que mostravam o podre da burguesia nacional e como a sociedade estava perdida após a ditadura (Ideologia!!!! Eu quero uma pra viver)
segunda-feira, 1 de março de 2010
Funk Como Le Gusta – Roda de Funk (1999)
Esse é o primeiro álbum desta big-band que conta com 10 integrantes. Destaque para participações de figuras tais como Fernanda Abreu, Dj Hum e Sandra de Sá. Surgido em 1998, na boate Espaço Anexo e no Blen Blen (SP), o Funk Como Le Gusta (FCLG) apresenta um repertório de grooves, músicas dos anos 70 e soul brasileiro.
A boa e velha música instrumental é contemplada neste álbum (destaque para Nervosa e Divirta-se). Vocais de peso porém não faltam ao FCLG, como se observa na clássica 16 Toneladas e em Meu Guarda-Chuva, esta interpretada por Paula Lima.
Funk Como Le Gusta, sem dúvida, é uma das melhores bandas do Brasil atualmente.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Jorge Ben Jor - Influências: de Tim Maia até músicas de elevador

No início dos anos 40, nasce em madureira no RJ, Jorge Duílio Lima Menezes, futuramente o grande músico Jorge Ben Jor.
Com seu estílo característico pela mistura dos muitos típos de música com o qual este teve contato, ele conseguiu fazer um som além da sua época...
A música de Jorge Ben tem uma importancia única para a música brasileira ao incorporar novos suíngues e na sua maneira de tocar violão, trazendo muito rock, soul, funk norte-americano, e entoadas de árabe e africano.
É fácil perceber que uma das suas maiores influências foi Tim Maia, até se apresentaram junto em 1981
Tim Maia e Jorge Ben, Lorraine 1981
Sua discografia é vasta com mais de 24 discos, mostrando sua capacidade extrema de produção.
Abaixo segue uma coletânea com as melhores
Melhores de Jorge Ben
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Plebe Rude: rebeldia oitentista
Uma das bandas mais importantes do rock nacional. Assim podemos definir a Plebe Rude, que, junto com o lendário Aborto Elétrico (grupo que deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial), liderou o rock politizado de Brasília, na década de 80.
Com letras de protesto ao estilo punk, porém com um instrumental mais trabalhado que as bandas desse gênero, a Plebe voltou à ativa na década de 2000, após alguns anos de separação.
Uma curiosidade é que em 1981, Plebe e Legião fizeram um show juntos no interior de Minas – era estréia do grupo de Renato Russo. Por causa das letras “Voto em branco” da Plebe e “Música Urbana 2” da Legião, os integrantes de ambas as bandas foram presos após o show – leia mais aqui. Só aí já se tem idéia do período maldito que nosso país viveu de 64 a 85.
Das bandas 3 bandas brasilienses, a Legião terminou após a morte de Renato Russo, cuja banda preferida era a Plebe Rude; o Capital Inicial optou por ganhar dinheiro no mainstream, adotando um estilo pop. Restou a Plebe, com a fidelidade a seu próprio estilo – algo raro nesses tempos de bandas sem personalidade própria, comandadas por produtores.
Abaixo, o link do primeiro álbum dos caras – O concreto já rachou (1985). Destaque para as músicas Minha Renda, Johnny Vai à Guerra, Proteção e o clássico Até Quando Esperar.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Secos e Molhados, antropofagia pura na década de 70

Secos e Molhados, foi uma banda formada por tres integrantes em meados de 1970 com João Ricardo, Antônio Carlos e Ney Matogrosso.
Uma coletânia com 26 músicas mostra boa parte do som feito por eles, temos desde um blues até um som folclórico bem criativo.
- 1-Sangue Latino
- 2-O Vira
- 3-O Patrão Nosso de Cada Dia
- 4-Amor
- 5-Primavera nos Dentes
- 6-Assim Assado
- 7-Mulher Barriguda
- 8-El Rey
- 9-Rosa de Hiroshima
- 10-Prece Cosmica
- 11-Rondó do Capitão
- 12-As Andorinhas
- 13-Fala
- 14-Tercer Mundo
- 15-Flores Astrais
- 16-Não:Não digas nada
- 17-Medo Mulato
- 18-Oh! Mulher Infiel
- 19-Voo
- 20-Angústia
- 21- O hierofante
- 22-Caixinha de música do João
- 23-O doce e o amargo
- 24-Preto Velho
- 25-Delírio
- 26-Toada & Rock & Mambo & Tango & etc...
Fica a sugestão para as melhores faixas que inclui: A 1 um grande orgulho de todo latino americano ao alto e bom som folclórico, 4 uma das melhores bases de baixo da música nacional, 10 A musicalidade num poema de Cassiano Ricardo que mostrou a capacidade dos 3 integrantes, 15 Um solo de piano no início logo misturado com uma guitarra distorcida muito bem feito, simplesmente inovador ao seu tempo, 21 Quebras no ritmo passando de uma 4 por 4 pra um solo de piano, depois volta e mistura tudo....
Espero que possam analisar todas e encontrar muita riqueza musical nesse grupo.
Alguns vídeos no youtube
Link para o Download do CD descrito acima:
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Tears for Fears – Tears Roll Down (Greatest Hits 82-92)
Tears for Fears é uma dupla de rock formada pelos ingleses Curt Smith (baixo e vocal) e Roland Orzabal (guitarra e vocal). Sendo uma das bandas de maior sucesso da década de 80, suas músicas tem forte influência do techno. Abaixo, segue o álbum Tears Roll Down(1992), com os maiores hits da dupla.
- Sowing The Seeds Of Love 6:19
- Everybody Wants To Rule The World 4:11
- Woman In Chains 6:30
- Shout 6:32
- Head Over Heels 4:14
- Mad World 3:29
- Pale Shelter 4:34
- I Believe 4:54
- Laid So Low (Tears Roll Down) 4:45
- Mothers Talk 5:04
- Change 3:54
- Advice For The Young At Heart 4:55